24 novembro 2012

A musculação como alternativa de correção postural em adolescentes

A população atual esta mais suscetível a problemas posturais. O surgimento de desvios posturais parecem estar presentes cada vez mais cedo, na pupulação de crianças e adolescentes, com o desenvolvimento da tecnologia e eletrônicos que estimulam o sedentarismo. O crescimento urbano, reduziu os espaços direcionados ao lazer fazendo com que o  estilo de vida esteja cada vez mais focado no comportamento sedentário que leva a sérios problemas futuros.
Muitas vezes esses problemas começam a aparecer antes dos 10 anos de idade, segundo Verderi (2005), onde uma criança sem orientação adequada podera adquirir vícios posturais nas atividades do dia a dia desde o  acesso à escola com mochilas pesadas até um simples fato de ver televisão.  Pode-se dizer que a má postura é um hábito adquirido na infância e que se torna evidente com quadros de dor com passar dos anos.
Os mais comuns encontrados com o público adolescente são: hipercifose, hiperlordose e  escoliose, porém problemas com a marcha e quadro álgico  em joelhos tem ocorrido com frequência. Quando perguntado como o aluno se comporta nas atividades do dia dia , a maioria diz ficar muito sentado ou má posicionado ao assistir TV, agravando a situação presente.
Um tratamento multidisciplinar é importante na correção destes desvios, onde uma passagem pelo médico ortopedista e fisioterapeuta torna-se imprescidível, porém alternativas de exercícios podem ser criadas dentro da educação física para minimizar à evasão ao tratamento, tornando atraente a esse público que quer atuar muitas vezes em práticas esportivas não adequadas no ajuste dessas correções.
Existem estratégias dentro da musculação e dos treinamentos funcionais que se tornam lúdicos e atraentes ao adolescente de forma que a desistência ao tratamento diminui.
Neste aluno em questão aqui apresentado, em parceria com a fisioterapia, foram inseridos dentro do seu prgrama de treinamento, exercícios onde se estimula grupos musculares importantes na manutenção da postura adequada e controle da marcha, e tornou-se evidente a eficácia do treinamento.

Albo, Mariane
Alongamento posterior da coxa

Alongamento do Quadríceps e peitorais
Fortalecimento dos posteriores da coxa

Fortalecimento do quadríceps

Remada em pronação




Remada em pegada intermediária
Hiperextensão do tronco com medicine ball
Alongamento peitoral com TRX
Fotos tiradas no Studio NC personal Trainer em Niterói/RJ

Bibliografia
VERDERI, E. Programa de Educação Postural.
2a ed. São Paulo: Phorte, 2005.



19 novembro 2012

TRX para adolescentes - diversidade de exercícios
ângulos reduzidos para agachamentos
Faixa circular

Mini bosu - perdigueiro
Equilíbrio e coordenação                           Modelo: Gabriela Monaco